A decisão de expandir um negócio é envolta por dúvidas de todos os lados. 

A primeira dúvida, e mais básica, é: devo expandir? A próxima é: para onde devo expandir?

Enquanto a primeira pergunta, que apesar de todo o seu peso, possui uma simplicidade binária de “sim” ou “não” em sua resposta, a segunda pergunta possui milhares de respostas, afinal são 5.570 municípios no Brasil, que se multiplicam em cerca de 800 mil se levarmos a nossa decisão para a granularidade de CEP. 

Muitas vezes, a decisão de expansão é tomada pelos principais executivos da empresa, que usam sua excepcional intuição para decidir os novos rumos. Por outro lado, eles acabam carregando todo o peso da decisão. Podem perder dinheiro, por um investimento sem retorno, ou ganhar menos que poderiam, caso não direcionem seus esforços de expansão para as melhores oportunidades de mercado.

No contexto atual, um volume enorme de dados de mercado está disponível. Não apenas isso, também existem diversas ferramentas e sistemas de inteligência generalistas. O problema é o que fazer com eles.

Como gerar valor a partir de decisões orientadas por dados?

Com todos os desafios que vem enfrentando hoje, o varejo está fazendo um esforço enorme para se reinventar. O consumidor omnichannel cada vez mais busca diferentes canais e novas formas de atendimento. O crescimento das vendas online, as novas relações de consumo e mudanças no comportamento de compra exigem assertividade na localização dos pontos de vendas físicos. Isso é cada vez mais crítico.

Muitas vezes, o investimento em abertura de uma nova loja não é o maior dispêndio de capital. Porém, a médio e longo prazo, lidar com unidades deficitárias pode ser um grande problema. Ser obrigado a fechar pontos de vendas afeta não somente os resultados financeiros do negócio, mas o moral dos colaboradores e a imagem dos negócios junto a seus públicos.

Para completar esse quadro, enquanto sua empresa expande para locais não tão atrativos, a concorrência pode estar sendo mais eficiente, dominando territórios onde seu negócio poderia ganhar mais.

Como cruzar e confrontar dados de forma a converter o famoso big data em uma página de informação que, de fato, oriente decisões e, assim, gere valor para seu negócio?

Na IN3, esse tipo de análise compõe o portfólio da solução Easy Panel. Com ele trabalhamos a partir de big data de mercado, transformando um oceano de dados em análises que orientem decisões: de big data para uma página. Nós dominamos os dados e assumimos o trabalho analítico, para orientar decisões de mercado mais assertivas.

Este artigo foi elaborado em parceria com nosso cientista de dados Gabriel Gomes.

Não perca o próximo texto do nosso blog. Ele vai vir recheado de informações importantes que vão te ajudar em como fazer análises como essa!

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