Expandir o seu negócio é um desafio não é mesmo? Para te ajudar nesse desafio nada melhor do que um case real para te ajudar a entender como realizar esse estudo de viabilidade de expansão, não é mesmo? Então vamos lá!

Ah, mas antes corre lá na parte 1 desta série de textos e dá uma olhadinha. Vai te ajudar a contextualizar melhor as informações a seguir. Bem, vamos lá!

CASE DO SETOR DE SUPERMERCADOS E ATACAREJOS

No presente caso vamos analisar o potencial de mercado de Varginha-MG. Tecnicamente, o processo de análise passa por 4 passos. Hoje vamos apresentar 2 deles. =)

1. Identificação do potencial de consumo dos municípios alvo

O primeiro passo é enriquecer dados disponíveis para identificar o potencial de consumo nos territórios de interesse. Normalmente, em função de restrições logísticas, por exemplo, sua empresa já tem uma orientação de expansão para determinada região. Logo, a análise pode se restringir a determinada área. Embora também seja possível fazer isso para todo o território brasileiro. Só demandaria maior capacidade de processamento de dados.

O potencial de consumo, neste caso, pode ser encontrado pelo total de renda das famílias que é gasto no segmento analisado. No nosso case, gasto nas compras em supermercados. Para isso, definimos uma cesta de itens que podem ser adquiridos em um supermercado, tais como: alimentação no domicílio, manutenção do lar, higiene e produtos de limpeza

Em Varginha-MG, com enriquecimento de dados, chegou-se que os gastos familiares totais foram de R$ 2,5 bilhões em 2018. Destes, R$ 412,8 milhões foram nos quatro itens acima, que corresponde a um gasto médio de R$ 254 por pessoa por mês.

No entanto, esta análise é apenas uma “foto”, precisamos ter uma visão melhor de um “filme” daqueles territórios, de forma a poder compará-los.

2. Evolução dos aspectos econômicos, demográficos e de renda

Varginha-MG é a 17ª maior cidade de Minas Gerais, dentre 853 municípios do estado. Em um raio de 50 km, existem outros 16 municípios. Esta cidade concentra 42% do PIB somando todos eles. Este aspecto é importante para um supermercado, pois evidencia a importância de Varginha como cidade polo na região.

Além disso, os dados disponíveis mais recentes mostram que Varginha possui o 3º maior IDH Educação, o 6º maior IDH Renda e o 6º maior IDH Longevidade, em relação a seus vizinhos. Concentrou também 74% dos alunos de ensino superior, em 4 instituições de ensino, reforçando sua importância relativa em seu entorno.

Outra análise interessante é avaliar a sua robustez econômica. Um bom critério pode ser analisar a proporção de sua população que possui empregos formais e comparar com demais cidades do seu entorno:

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Varginha concentra 28% da população e 39% dos empregos formais em um raio de 50 km. Além disso, os empregos formais em Varginha atingem a marca de 30% da sua população, contra 16% na média dos 17 municípios vizinhos. Isso pode ser um indicativo que a cidade atrai fluxo de pessoas de outras cidades para trabalhar. Por fim, possui um salário médio 13,7% maior, em relação à sua região. 

Ainda na seção de aspectos demográficos e de renda, são mostrados dados de crescimento da renda, salário médio e massa salarial do município. Observou-se um crescimento de 73% da renda de Varginha, entre 2010 e 2018, e um crescimento da massa salarial de 9,9% ao ano. Estes dados são importantes para se entender a curva de crescimento do município.

Na IN3, esse tipo de análise compõe o portfólio da solução Easy Panel. Com ele trabalhamos a partir de big data de mercado, transformando um oceano de dados em análises que orientem decisões: de big data para uma página. Nós dominamos os dados e assumimos o trabalho analítico, para orientar decisões de mercado mais assertivas.

Este artigo foi elaborado em parceria com nosso cientista de dados Gabriel Gomes.

Não perca o próximo texto do nosso blog. Ela está incrível! 

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