Num mundo com tanta conectividade, em que a maioria têm acesso a qualquer informação que lhes interesse na ponta dos dedos, manter uma linha de contato saudável e bem planejada com os clientes é algo que se torna cada vez mais essencial a cada segundo.

Entretanto, somente interagir com o grupo de interesse sem o cuidado necessário pode ser algo tão perigoso quanto não interagir em absoluto. Justamente por isso é importante para qualquer gestor traçar um plano de comunicação consciente e cuidadoso para alcançar o público alvo com o mínimo de riscos possível.

Nesse texto você vai encontrar:

  • O que é um plano de comunicação, de fato?
  • Qual a funcionalidade real de ter um plano de comunicação?
  • Como começar a planejar e aplicar o seu plano?

O que é um plano de comunicação? 

A interação (ou comunicação) humana é algo que acontece naturalmente e no cotidiano normal não pensamos muito sobre como ela vem a se tornar algo tangível. 

Como o próprio termo diz, um plano de comunicação tem como interesse garantir que a comunicação entre empresa e cliente não seja desordenada ou incômoda.

Um plano de comunicação efetivo serve como um guia para a comunicação empreendedor-cliente. Trata-se de uma estratégia ativa e em constante aprimoramento para atender ao público em constante mudança.

É um modo de agir que utiliza os meios de comunicação do marketing para alcançar seu público alvo desejado e melhorar a troca de informações tanto internamente na empresa em questão quanto com qualquer pessoa consumindo seu produto ou serviço.

Para que serve um plano de comunicação?

Não importa qual seja sua área de atuação, o objetivo de qualquer negócio é suprir uma ou mais necessidades ou interesses da persona em foco.

Contudo, é apenas natural que conforme o tempo passa tais desejos se modifiquem, quer seja naturalmente ou por interferência externa. Por isso mesmo é importante ter uma linha de contato eficiente com o público alvo para melhor atender qualquer consumidor em potencial.

E tudo isso é englobado em um plano de comunicação!

Planejando conscientemente como a sua empresa se comunica com os clientes e até os próprios funcionários garante um fluxo de informação constante sobre seus problemas de desempenho, oportunidades e chances de melhoria.

Estabelecer contato e feedback é a porta que se abre para um mundo de crescimento e sucesso empresarial, pois permite que você antecipe obstáculos e problemas ao mesmo tempo em que aperfeiçoa os contratempos já identificados.

Há várias maneiras de pensar em um plano de comunicação para uma empresa, sendo que cada agência trabalha com isso da sua própria forma, mas todas tem um ponto em comum: coleta de dados deve ser o ponto primordial no processo.

E como eu começo?

É inviável montar qualquer estratégia sem ter um conhecimento profundo de como agir ou pensar em relação ao seu cliente. Tomar decisões no escuro é e sempre foi a receita para o fracasso.

Por isso a primeira coisa necessária para um plano de comunicação assertivo é estudar como andam as coisas dentro e fora da sua empresa. Um gestor precisa ter uma imagem do todo para entender qual a rota mais vantajosa para o seu negócio. Para isso métodos como o uso de Big Data ou Business Intelligence, sobre os quais você você pode saber mais aqui, mostram seu valor.

 É nesse ponto que se decide quais canais serão abandonados e quais se manterão inclusos no plano e quais receberão maior investimento

Tendo isso em mãos, a oportunidade de se traçar objetivos e indicadores de performance vira uma realidade. Assim qualquer empreendedor sabe qual ponto ele ou ela deve alcançar e também o quão de alcançá-lo a empresa realmente está.

Assim, você tem dados acerca do cenário atual de seu mercado, quais contratempos podem acontecer e quais objetivos almejar. É possível então montar seu plano de ação.

Agora chega a hora de responder as perguntas fundamentais para botar o plano de comunicação em prática:

  • “Quem você quer alcançar” 
  • “O que você quer transmitir”
  • “Quando seria o melhor momento para transmitir”
  • “Por quê você está estabelecendo esse canal” 
  • “Como você vai entregar” 
  • “Por qual canal a comunicação vai ser realizada”

Em conclusão

Como dito anteriormente, um plano de comunicação definirá o tom de voz de empresa, método de comunicação e muitos outros fatores essenciais para o crescimento do seu negócio.

Mas obviamente, aplicar tudo isso sem informações coerentes é contraprodutivo e com isso em vista, a IN3 possui uma ferramenta chamada Plus Selling, que te apresenta diversos dados relevantes, tais como o perfil do seu público alvo, situação do mercado almejado, onde é mais viável investir seus esforços de comunicação e muito mais.

Utilizando esses conhecimentos, providos pela ferramenta e uma equipe especializada, quaisquer ações serão muito mais assertivas do que em outros casos e de certo auxiliarão a sua jornada.

Assine nossa newsletter e receba novidades