Onde explorar novos pontos de venda para o crescimento do seu negócio?

Você acabou de ter um insight espetacular para explorar um novo negócio ou quer expandir o seu alcance comercial buscando novos territórios. Esses são grandes desafios para quem precisa buscar novas possibilidades de negócio e está querendo tirar do papel sua vontade de continuar crescendo. Principalmente em um cenário tão desafiador como este…

Mas e agora? Para onde devo direcionar meus esforços comerciais e de vendas?

Ao se tomar a decisão de expansão ou buscar construir um novo negócio, por diversas vezes, acabamos travando na hora de selecionar os locais ideais para montar o novo empreendimento ou para crescer.

Para ajudar a resolver essas dúvidas, vou listar alguns dos fatores principais que devem influenciar na sua decisão quando for abrir um novo negócio.

Qual o tamanho do mercado?

Quando se abre um novo negócio é importante ter em mente qual o tamanho do mercado que você tem disponível para atender no curto prazo e qual são as expectativas de crescimento do potencial de consumo no médio/longo prazos.

Abrir um novo mercado que está limitado a ter um baixo crescimento, em função do perfil de consumo da própria região, é algo que você tem que saber com antecedência para ponderar se os ganhos previstos irão compensar o investimento e para priorizar os melhores mercados ou segmentos, nos quais os investimentos de expansão terão maior retorno.

Você conhece o seu público-alvo?

Por exemplo, para escolher bem em qual segmento focar, quais regiões ou quais bairros é crucial entender o perfil do público-alvo que pretende atender.

É do seu interesse que o público-alvo esteja nas proximidades do seu negócio, seja sua residência ou trabalho? Isso vai depender do tipo de empreendimento que estiver planejando ou das características dos seus produtos.

A localização do seu público-alvo, como ele chega até seu ponto de venda, se ele mora, trabalha ou passa as horas livres nessa região são informações fundamentais para que o seu negócio tenha sucesso e não podem ser deixadas de fora na hora de definir seu novo ponto de vendas.

Existe mão de obra disponível?

Dependendo do seu negócio, pode ser muito importante saber de antemão se é possível conseguir mão de obra qualificada para atuar na sua região.

A mão de obra pode se tornar algo trabalhoso de se conseguir e acabar atrasando a evolução do negócio.

Para não ficar com indisponibilidade no seu quadro de funcionários, não deixe de avaliar se o seu negócio precisa de profissionais com qualificações específicas e quais são as regiões que mais atraem esse tipo de profissional.

Se ainda assim não for possível se posicionar em regiões propícias a ter essa mão de obra, leve em consideração antes de decidir o investimento extra que será necessário para atrair esse pessoal de outras regiões ou para treinar mão de obra local.

Quais as empresas que vão estar ao meu redor?

Ao abrir um novo negócio é muito importante considerar as empresas que estão nas proximidades do seu ponto de venda.

Muitos concorrentes podem dificultar a vida do seu novo negócio ou facilitar, o que depende muito da sua estratégia. Em certos setores, como o de alimentos e entretenimento, pode ser interessante estar perto de seus concorrentes.

Ao apresentar um produto ou serviço substituto, onde seu público vai procurar quando estiver com vontade de experimentar algo novo? Essa é uma ótima oportunidade para fidelizar utilizando produtos diferenciados e ganhar espaço em uma região já consolidada.

Outro ponto importante para considerar é que o perfil das lojas ao redor do seu ponto tem que ser convergente com o seu negócio, mesmo que não sejam lojas concorrentes.

Montar um salão de beleza numa região conhecida pela venda de carros e oficinas mecânicas, por exemplo, pode afastar potenciais clientes que o seu negócio poderia vir a ter.

Tomar o cuidado de posicionar o seu negócio em uma região com empresas similares ou complementares vai ajudar a manter o fluxo constante de clientes em sua loja.

A praticidade de buscar por produtos e serviços similares em regiões conhecidas por prover esses bens vai atrair indiretamente novos clientes para o seu negócio e é uma ótima maneira de expandir uma rede de franquias, por exemplo, usando fluxo de pessoas já existente.

A estrutura da região é condizente com o meu negócio?

Uma região conhecida pelos seus parques ou por estar em uma zona industrial vai mudar completamente a percepção que seu cliente tem acerca do que ele vai encontrar andando pelos arredores.

Dependendo do ramo em que pretende atuar, uma região movimentada pode ser algo bom ou ruim para a manutenção do seu negócio.

Se o seu negócio concentra grande parte de suas vendas para pessoas que estão de passagem pelo local e querem comprar algo rápido e fácil de consumir, como um cafezinho, é muito interessante que a localização da sua loja seja em um lugar movimentado e com uma faixada que chame bastante atenção.

Mas se seu negócio for um estúdio de yoga, talvez o melhor ponto para você seja longe de áreas muito movimentadas e com espaço para estacionamento já que o seu público-alvo provavelmente tem uma renda acima da média, tem carro e está procurando um local para relaxar.

Nem sempre mais movimento é algo positivo para a prosperidade de uma loja física. É necessário fazer uma avaliação prévia, considerando as peculiaridades do seu segmento, para validar qual o nível de movimento que é interessante para o seu negócio.

A região é segura?

Você pode ter um ótimo serviço e uma loja bonita e mesmo assim não ter nenhum cliente para atender porque a população tem receio de andar e fazer compras na região que você escolheu para abriu o seu negócio.

Um fator crucial para ser considerado na seleção de um novo negócio deve ser a sensação de segurança do local na percepção dos consumidores.

A percepção de segurança do local envolve vários fatores que vão muito além do número de crimes que ocorrem numa determinada região.

O número de estações policiais ao redor, a iluminação pública, o número de pessoas que passeiam e descansam em lugar aberto são exemplos de fatores que devem ser levados em consideração quando for abrir sua nova loja. Ninguém quer ter seus bens roubados enquanto faz comprar em uma loja de roupas, certo?

O custo do imóvel é alto?

Depois de verificar o perfil do público-alvo, o movimento na região, o tamanho do mercado e todos os outros itens relevantes da lista, você consegue definir o bairro que mais combina com o seu negócio.

Nesse ponto acabamos esbarrando em uma nova barreira, os imóveis nessa região estão com um valor elevado, o que fazer?

O custo alto ou baixo de locação ou compra de um imóvel é uma variável bastante subjetiva que merece um cuidado extra antes de ser avaliada.

O custo inicial do imóvel pode aparentar ser caro, mas o retorno que a localização do mesmo traz para o seu negócio, com a facilidade de acesso do público-alvo e o marketing grátis que algumas regiões podem trazer, vai resultar em economias para o seu ponto comercial na hora de atrair consumidores.

Já um imóvel com custo menor, mas que não está tão distante do ponto ideal, pode ter seu brilho aumentado a partir de uma boa companha de marketing que faça o consumidor se locomover um pouco mais para ter atendimento e produtos diferenciados.

Antes de decidir o imóvel, avalie não só o preço, mas também os custos que virão para atrair o consumidor até aquele local.

Hora de abrir?

Esses e outros fatores são cruciais para reduzir os riscos e custo na hora de expandir o seu negócio. 

Depois de coletar as informações, é muito importante que você pondere cada um desses fatores de acordo com a ordem de prioridade do seu negócio, assim você vai ter o melhor ponto para o seu perfil e público de interesse.

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