George Leal Jamil

Dentre os termos mais explorados e discutidos por muito tempo, quando se falam de práticas de gestão, empreendedorismo, inovação e outros tópicos, está a inteligência. Discute-se desde o processo de tornar os seres humanos aptos a desenvolverem sua inteligência, como, numa visão bem mais complexa, como constituir, construir e possibilitar que organizações, como empresas, por exemplo, tratem sua inteligência, como aspecto coletivo.

Nas tentativas constantes de conceituar a inteligência para organizações, emerge, oportunamente, a inteligência de mercado. O jogo de palavras não facilita tipificar uma conceituação – O mercado se tornaria inteligente? Seria algo para tornar o mercado mais inteligente? A inteligência vem do mercado para a empresa? – que acaba por se tornar mais um destes “quase tudo” que convivemos atualmente, sendo a expressão usada para referir-se a produtos e serviços de tecnologia, consultorias de pesquisas variadas e treinamentos executivos.

Há alguns aspectos de verdade em cada uma das definições, porém a imprecisão causa mais danos que favorece.

Com um bom trabalho referencial e de aplicação, pude compor e expor, num projeto internacional, que a inteligência de mercado se refere a um processo de composição e criação de conhecimento aplicável para tomadas de decisão em gestão estratégica de marketing. Dito desta forma, o conceito parece restritivo, mas, de forma oposta, é abrangente e muito atrativo a todos os segmentos que buscam praticar algo que a ele se assemelhe.

“… a inteligência de mercado se refere a um processo de composição e criação de conhecimento aplicável para tomadas de decisão.”

Como um processo a inteligência de mercado não busca um “nível de inteligência” ou um “QI”, simplesmente. Métricas associadas à estratégia e tática de marketing irão servir ao processo de gestão estratégica, com intuito de prover este patamar, este “nivelamento” para os que gostam e não dispensam números. Mas, aqui, com a IM, pensamos numa organização que permanentemente trabalhe com o conhecimento, que colete dados e informações, valide-os, analise e produza o conhecimento desejável para solucionar problemas-alvo. É, adicionalmente, uma tarefa constante, algo de aprendizado e desenvolvimento, um processo, portanto. 

“… uma organização que permanentemente trabalhe com o conhecimento, que colete dados e informações, valide-os, analise e produza o conhecimento desejável…”

Até aqui exploramos com profundidade elementos que envolvem o conceito de Inteligência de mercado. Se você curtiu não perca a segunda parte desse artigo. Vamos liberar ainda essa semana. Para não perder, não deixe de seguir nossas redes sociais.

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