Trabalhar com negócios e empreendimentos é uma tarefa complexa por si só. De fato, é preciso levar tantos fatores em consideração que seguir esse caminho sem cuidado se torna uma ação simplesmente inviável.

Justamente por isso foi desenvolvida uma estratégia para auxiliar com esse “cuidado” e ela é chamada de Business Intelligence.

Em tempos passados, a pessoa responsável por gestão de negócios não tinha nada mais para usar de auxílio do que a sua própria experiência.

Conforme o tempo passou, novos métodos e estratégias foram desenvolvidos para ajudar nossos empreendimentos a crescerem.

E assim ficou cada vez mais claro que para crescer não basta só observar a sua empresa, é preciso expandir o campo de visão e ver o quadro geral das coisas.

E com o conhecimento evoluído nasceu o Business Intelligence, também conhecido como Inteligência de Mercado, que busca oferecer apoio no processo de decisão através da coleta de dados.

Como Surgiu o Business Intelligence?

O termo foi originalmente cunhado por Richard Millar Devens em 1865. Décadas passaram e com elas veio a evolução desse método.

Originalmente era apenas a habilidade coletar informações dos concorrentes para reagir de forma adequada.

Claro, isso ainda é uma parte importante da estratégia de ação do Business Intelligence, mas agora essa forma de agir se tornou algo muito mais refinado e completo.

Se trata de um processo que faz uso de diversas metodologias, programas e ferramentas para coletar a informação necessária para que o dono ou gestor do negócio tome decisões com mais segurança.

Assim esse conhecimento e informação pode ser consultado em momentos de decisões importantes da empresa…

É importante saber que Business Intelligence, ou BI, não dirá a qualquer empreendedor o que fazer ou como agir diante de determinados cenários. 

Esse método se foca exclusivamente em coletar, analisar e filtrar informações adquiridas para que as tendências do mercado se tornem claras aos olhos de quem lê e assim a decisão possa ser tomada.

Com as informações corretas é possível estimar tendências de mercado, estratégias viáveis de marketing e até movimentos de concorrentes.

Business Intelligence também atende pelo nome de Inteligência de Mercado, um termo cujo a funcionalidade nós já abordamos em artigos anteriores divididos em parte 1 e parte 2.

Fizemos também um artigo completo  mostrando um case real sobre como aplicar a Inteligência de Mercado, na prática. 

Em suma, é possível definir Business Intelligence como um curso de ação facilitado pela tecnologia para ajudar empreendedores, gerentes e outros gestores corporativos a tomar decisões conscientes acerca do seu negócio.

Mas como isso funciona?

Qualquer gestor de negócios sabe que, na hora da tomada de decisão, é essencial se apoiar em informações confiáveis e verificadas.

O BI integra estratégias de uso de dados para criar uma visão abrangente da empresa.

Por isso mesmo ele auxilia os analistas a verem tendências de mercado com mais facilidade. Quando usados da forma adequada, os dados corretos podem contribuir para diversas áreas, desde mitigação de riscos até otimização de recursos internos

Os dados brutos gerados pela sua empresa são coletados utilizando BI e armazenados em data warehouses (armazéns de dados). Feita essa armazenagem, os analistas designados vão observá-los para responder às questões levantadas pela empresa.

Business Intelligence não é uma ferramenta no sentido puro da palavra, no entanto, como é o caso do Microsoft Power BI. É na verdade um conjunto de tecnologias, mecanismos e técnicas e vão desde de coleta até a modelagem de dados.

Tudo isso para responder às questões propostas pelo empreendedor e fundamentar suas decisões e estratégias, sejam elas de cunho comercial ou voltadas para marketing.

Assim sendo, pode-se separar o método de ação em três partes:

  1. Coleta de dados
  2. Armazenamento dos dados coletados
  3. Gerenciamento da informação adquirida, o que inclui planejar suas ações com base nela

Business Intelligence pode ter seu método de funcionamento entendido como um ciclo de absorção, análise e resposta. 

BI utiliza tecnologias, processos e estratégias para analisar dados internos, externos e estruturados para analisar e disseminar informação dentro da empresa.

O ponto principal é responder as perguntas gerais e a partir disso destrinchar as outras questões.

Dúvidas como onde a empresa deve focar seus recursos e quais mercados explorar podem ser facilmente respondidas com essa tática.

E como eu começo?

Como já foi dito, Business Intelligence lida com uma quantidade massiva de dados e por isso algumas táticas, tais como o uso de Big Data e uma equipe dedicada, se fazem necessárias.

Fazendo uso de ambos você consegue consegue fazer um diagnóstico geral acerca da sua empresa e da situação da área de mercado em que vocês atuam e assim aplicar estratégias de ação.

Big Data é o nome de uma ferramenta digital projetada para absorver, analisar e processar altas quantidades de dados. Utilizando desse mecanismo é possível adquirir o conhecimento relevante para o seu negócio com facilidade e economia de recursos.

É necessário ressaltar, no entanto, que mesmo com as comodidades do Big Data para processar os dados, esse sistema não é capaz de te dizer qual a decisão correta a se tomar.

E nesse quesito uma equipe especializada se destaca!

Com os avanços tecnológicos, práticas envolvendo Business Intelligence se tornam mais comuns a cada dia e em alguns casos não é viável para um empreendedor perder tempo criando um time para atuar nessa área agora. 

Mais além, existem outros sistemas e plataformas que auxiliam o empreendedor em outros quesitos, tais como Tableau e Qlik.

O Tableau Server é uma plataforma dedicada à análise de negócios em nível empresarial com a possibilidade de ser ampliada para atender a centenas de milhares de usuários.

Qlik é uma empresa fornecedora de uma plataforma de ponta com integração de dados e Business Intelligence orientada ao usuário e análises de conversação. 

Tendo isso em vista, empresas como a IN3 Inteligência, são especializadas e capacitadas em analisar os dados adquiridos para orientar gestores de negócio através da jornada de crescimento empresarial.

Nós utilizamos painéis de decisão e entregamos relatórios prontos para uso para que você sempre possa tomar decisões com mais segurança e assertividade

Assine nossa newsletter e receba novidades