Estamos sendo bombardeados com informações sobre o coronavírus, ou COVID-19. Igualmente, estamos sendo privados de alguns aspectos de nossa liberdade e solicitados a sermos responsáveis e aderir às estratégias de distanciamento social.

Como a IN3 é uma empresa atenta a dados e informações, colaborativa e responsável, estamos compartilhando com vocês algumas dicas para trabalhar em casa, o tão falado home office, com eficiência e eficácia, pois este já é um dos nossos modelos de trabalho:

1-  Sabonete e álcool:

Não dispensem todas as recomendações feitas pela OMS, pelos profissionais de saúde que estão se colocando em risco por nós e pelo Ministério da Saúde só por estarem em casa.

O uso do sabonete e álcool é muito importante para evitar a contaminação e propagação do coronavírus. Mas não adianta só lavar as mãos se você precisou sair e levou seu celular. Se sua mão estava contaminada, ele também estará. Lembre-se de limpá-lo devidamente.

2-  Seu computador e somente seu:

Separe um ambiente legal dentro de casa para trabalhar. Home office requer disciplina. Tenha um espaço para colocar seu notebook e uma cadeira confortável, pois você poderá passar umas duas semanas trabalhando de casa por causa do coronavírus.

Estabeleça uma regra, seu computador de trabalho será utilizado somente por você. Assim ninguém corre o risco nenhum.

3-  Reunião em casa:

A IN3 trabalha com algumas ferramentas, alguma delas com disponibilidade de plano free, para reunir os clientes para aquela reunião tão esperada de apresentação das informações de mercado.

Vai uma lista delas:

Whereby https://whereby.com/ – pela sala on-line você consegue realizar sua vídeo-chamada com até quatro acessos remotos, no plano free. Você não precisa criar conta e as pessoas podem compartilhar a tela do computador simultaneamente e conversar através do chat. O único contra do site é que ela não funciona muito bem para o navegador Internet Explorer.

Zoom https://zoom.us/pt-pt/meetings.html – a sala suporta mais de 3 participantes, porém o modelo freeencerra a reunião com 40 minutos. Além do modelo on-line você pode baixar o aplicativo no computador. O usuário precisa se cadastrar no sistema para usá-lo.

Slack https://slack.com/intl/pt-br/ – funciona como chat e nele você pode criar workspaces para sua equipe e também para os clientes. É possível conversar por chat e realizar ligações diretas para outra pessoa, entretanto para realizar chamadas em grupo a ferramenta cobra uma assinatura que gira em torno de $4 dólares. É necessário cadastro para utilização.

Skype https://web.skype.com/ – ferramenta da Microsoft que possibilita realizar reuniões e conversas entre várias pessoas. Necessário ter e-mail vinculado à Microsoft. Além do aplicativo existe a versão web.

BigMarker https://www.bigmarker.com/ – sala on-line que suporta mais de quatro pessoas na vídeo-chamada no plano free. Não é tão simples como o Whereby, mas cabe mais pessoas na mesma reunião.

Hangouts https://hangouts.google.com/webchat/start – ferramenta do Google que possibilita realizar reuniões com mais de quatro pessoas. Necessário ter o e-mail vinculado à Google. Além do aplicativo existe a versão web.

4-  Disciplina:

Ter disciplina é talvez o maior desafio para se trabalhar em casa.

Portanto, a primeira tarefa a ser feita é fixar na sua mente que você não está de férias!

Tudo bem, você está em casa e provavelmente vai aparecer um milhão de coisas que poderiam ser resolvidas. Porém, para trabalhar em casa você precisa evidenciar sua produtividade. Afinal, as tarefas que estão sob sua responsabilidade não vão deixar de existir se você não as fizer.

A segunda tarefa é para quem não mora sozinho. Com certeza é a tarefa mais difícil da lista. Você deve fazer as pessoas que moram com você entender que você está trabalhando e não está de férias.

É bastante difícil ter que dizer para seu filho que você não pode ver o vigésimo vídeo no Youtube, pois tem que entrar em reunião. Ou ainda dizer para sua mãe ou avó que não poderá ver o capítulo da novela de hoje. 

É difícil convencer sua esposa ou marido que você está trabalhando e não pode “dar aquele pulo no supermercado”. Mas força, eventualmente até seu pet vai entender que você está trabalhando.

Uma dica é: jamais deixe eles verem que você escuta música no Spotify, caso contrário toda sua credibilidade será perdida.

5-  Gerenciar atividades e hora:

Uma dica importante é você saber que existem metodologias que podem te ajudar a controlar o tempo e as atividades que você tem.

A IN3 trabalha com a metodologia ágil SCRUM que resumidamente estipula uma quantidade de dias para você executar determinadas atividades. 

Essa quantidade de dias nós chamamos de sprints e aqui na IN3 elas duram duas semanas. Durante essa sprint cada membro da equipe trabalha focado nas atividades que foram escolhidas para realizar.

Assim, você já entra na sprint sabendo o que deve ser feito, podendo assim gerenciar seu próprio horário.

Claro que no Scrum a comunicação é primordial. Portanto, para uma sprint ter sucesso, a equipe deve ter uma ferramenta para se comunicar a todo instante. Nós usamos quase todas citadas lá em cima!

O Scrum é uma metodologia que resolve problemas complexos e adaptativos. Ele funciona para equipes de 3 a 9 pessoas.

Então, para você que quer se organizar independente da sua equipe, ou da empresa,sugerimos que use o Kanban.

O que é o Kanbam

O Kanban é um sistema de gestão visual para controle de atividades e fluxo de trabalho. Nele você lista todas as atividades que possui, coloca na ordem de prioridade e cria em um quadro três colunas: To do (faça) – Doing (fazendo) – Done (feito).

Portanto todas as atividades a serem feitas ficarão na coluna To do, a primeira atividade, que tem a prioridade maior será movida para a coluna Doing e ao finalizar a atividade ela passará para a coluna Done.

Mas é importante que você não inicie uma nova atividade se já existe uma na coluna Doing. Caso precise começar uma nova atividade altere a prioridade. 

Claro que existem atividades que podem ser feitas paralelamente, mas é bom não mentir para você mesmo, afinal você não consegue fazer duas coisas ao mesmo tempo e tentar isso é perder o foco nas duas tarefas.

Você pode criar esse quadro em uma cartolina e colar na parede de casa, pode desenhar na janela do seu quarto e pregar post-its ou pode usar a boa e velha internet. Já separamos para você alguns sites que possuem uma boa experiência com o Kanban:

Trello https://trello.com/pt-BR – É um site simples e fácil de utilizar. No Trello você consegue criar seus quadros de atividades, inserir prazos com datas e horários e consegue dividir os quadros e cards para sua equipe.

Asana https://asana.com/pt/uses/kanban-boards – É também um site fácil de utilizar. Nele você consegue criar um fluxo de atividades tanto para uma pessoa, quanto para toda uma equipe.

Monday https://monday.com/lang/pt/ – É um site fácil de ser usado, também pode ser compartilhado com a equipe e você consegue criar uma linda fazendo de lhamas, que representam suas atividades.

6-  Faça suas pausas:

Apesar de lá em cima enfatizarmos que você deve estar ciente que está trabalhando em casa, deve também conscientizar que os horários de pausa são essenciais.

Assim, faça o horário inteiro de almoço, pausa para o lanche, beba muita água, vá ao banheiro e procure levantar a cada 40 minutos sentados.

Uma boa prática para isso é adotar o método Pomodoro – você deve estar pensando: “Ixi, que tanto de coisa!”, mas calma é a última!

Essa técnica permite que você gerencie o tempo que você executa suas atividades. A proposta é que ao iniciar uma atividade você cronometre e foque totalmente nela até o momento da sua pausa.

Como funciona: você estipula que irá focar 40 minutos e pausar 5. Portanto, passados 40 minutos o cronômetro vai tocar e você para o que está fazendo para levantar, ir ao banheiro, fazer uma ligação, comer alguma coisa, não importa. O tempo é seu!

Espero que aproveitem as dicas da IN3 e tenham uma boa e leve temporada de home office.

Assine nossa newsletter e receba novidades